23 de jul. de 2015

Curso Prescrição farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos na UNISUAM em Campo Grande

Objetivos:
1. Atualizar o profissional farmacêutico na legislação sobre drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos;
2. Apresentar ao farmacêutico as principais classes de medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais por sistema de atuação;
3. Discutir a farmacologia e toxicologia dos principais grupos de ativos vegetais;
4. Auxiliar o farmacêutico na prescrição farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos
Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).
Conteúdo Programático:
Unidade 1 – Caracterização e legislação de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
• Caracterização de planta medicinal, droga vegetal, derivado de droga vegetal, matéria prima vegetal e medicamento fitoterápico.
• Legislação atual de drogas vegetais RDC 010/10 (notificação de drogas vegetais) e RDC 026/14 (registro de medicamentos fitoterápicos).
Unidade 2 – Farmacologia e toxicologia de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema nervoso central (ansiolíticos e antidepressivos); medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema cardiovascular (antihipertensivos, arteriosclerose e insuficiência venosa crônica).
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema respiratório (expectorantes).
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema digestório (tratamento da gastrite, diarréia, constipação e doenças do fígado); medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema urinário (tratamento de infecções urinárias).
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam na dor e em processos inflamatórios.
Ministrante: Dr. Eduardo Nunes da Fonseca
Possui graduação em Farmacia e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999 e 2004). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá e farmacêutico, atuando em pesquisa no departamento de Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Farmacologia.
Dia da aula: 01 de agosto de 2015  
Horário: 8:00 h às 17:00 h
Local da aula: UNISUAM -  Av. Cesário de Melo, nº 2571, Campo Grande – Rio de Janeiro/RJ.
Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.
Curso Gratuito.
Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.
Atenção!
• Vagas Limitadas - As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
 Ausências não justificadas - Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
• Certificado - Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.


Informações: (21) 99930-9389 / 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br
Realização: CRF-RJ / Seccional da Zona Oeste e Costa Verde
(Abrangência da Seccional: Bairros do Rio – Campo Grande, Inhoaíba, Cosmos, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Bangu, Senador Camará, Santíssimo e Senador Augusto Vasconcellos; Municípios – Angra dos Reis, Parati, Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica).
Apoio UNISUAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário