23 de jul. de 2015

Curso de Farmacoterapia da Inflamação na UNIGRANRIO em Duque de Caxias

Curso de Farmacoterapia da Inflamação em Duque de Caxias na UNIGRANRIO, Realização do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro. 
Objetivo:
  • Expor os mecanismos fisiopatológicos envolvidos no processo inflamatório, com enfoque no conhecimento moderno;
  • Apresentar e discutir a farmacologia dos Anti-inflamatórios esteroidais (AIES) e não esteroidais (AINES);
  • Expor as implicações clínicas do tratamento com os AIES e AINES, abordando aspectos terapêuticos como eficácia, riscos e interações medicamentosas;
  • Apresentar e discutir as doenças inflamatórias crônico-degenerativas, evidenciando o papel dos anti-inflamatórios no tratamento.
  • Capacitar o profissional farmacêutico para o exercício da atenção farmacêutica no ambiente da farmácia e hospitalar.
Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado)
Conteúdo Programático:
  • Fisiopatologia do Processo Inflamatório
  • Desordens Inflamatórias agudas
  • Doenças Inflamatórias Crônico-Degenerativas
  • Farmacologia dos AINES
  • Farmacologia dos AIES
  • Novas abordagens terapêuticas no tratamento dos processos inflamatórios crônicos
  • Novas tendências terapêuticas e desafios para a indústria farmacêutica no desenvolvimento de novos anti-inflamatórios.
Ministrante: Dr. Cleverton Kleiton Freitas de Lima
Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), obteve os graus de Mestre (2010) e Doutor em Farmacologia e Química Medicinal (2013) obtidos no Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Trabalhou no departamento de neurobiologia do Childrens Hospital Boston, na Harvard Medical School investigando a influencia de alterações do sistema nervoso periférico na dor. Possui expertise na investigação dos mecanismos fisiopatológicos envolvidos no desenvolvimento da dor neuropática e de dores inflamatórias, bem como no desenvolvimento de novos fármacos analgésicos. É membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica experimental (SBFTE).
Dia da aula: 8 de agosto de 2015 (sábado)
Horário: 9:00 h às 18:00 h
Local da aula: Unigranrio Campus I Duque de Caxias - Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160, bairro 25 de agosto - Duque de Caxias – RJ.
Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.
Modo de inscrição:
Através do site do CRF-RJ – Qualipharma. Link:http://crf-rj.org.br/qualipharma.html
- nome completo (o certificado será emitido com o nome como for informado)
- nº do CRF-RJ
- telefone e/ou celular (c/ DDD)
Vagas Limitadas
As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão em 4/agosto (ou antes conforme disponibilidade de vagas).
Ausências não justificadas: perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
Curso Gratuito. Solicitamos doação de um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar no 1º dia de aula do curso.

Certificado: será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário