22 de jul. de 2015

Número de leitos de Terapia Intensiva Neonatal é ampliado

Foram credenciados 250 leitos, divididos em 19 unidades hospitalares

Houve um aumento de 20 novos leitos de UTI Neonatal disponíveis para pacientes do Estado

Foto:Divulgação

Com o objetivo de expandir o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde, por meio de novo chamamento público, credenciou 250 leitos de UTI Neonatal, divididos em 19 unidades hospitalares. O novo credenciamento ocorre em substituição ao anterior, que já contava com 230 leitos deste tipo em todo o estado. Isso representa um aumento de 20 novos leitos de UTI Neonatal disponíveis para pacientes do Rio de Janeiro. 

“É importante registrar que a oferta de leitos na terapia intensiva é, hoje, quatro vezes maior, se comparada ao ano de 2006. Com o credenciamento desses novos leitos, passamos a ter 1.121 leitos adultos, pediátricos e neonatais gerenciados pelo Estado. Em 2006, eram apenas 269 leitos”, afirmou o secretário de Saúde, Felipe Peixoto. 

Todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva da rede estadual de Saúde e conveniados contratados pelo Estado são regulados pela Central Estadual de Regulação (CER), atendendo a pacientes dos 92 municípios fluminense. A CER conta hoje com oito centrais regionais reguladoras: Baixada Litorânea, Centro-Sul Fluminense, Médio Paraíba, Metropolitana II, Noroeste Fluminense, Norte Fluminense, Serrana e Metropolitana I. 

Internações - A ampliação no número de leitos garantiu o aumento do acesso da população ao serviço. Em 2014, foram realizadas 18.880 internações em leitos estaduais de UTI, enquanto em 2006, foram apenas 2.025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário