12 de jul. de 2015

Núcleo da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal inicia ordenamento e gestão ambiental na Praia do Sossego.

nucleo-ambiental08/07/2015 - A Prefeitura de Niterói realizou na manhã desta quarta-feira (8/7) a instalação do Núcleo Operacional da Coordenadoria de Meio Ambiente ( CMA) da Guarda Municipal, na Praia do Sossego, em Piratininga, na Região Oceânica, dando o início ao processo de ordenamento e gestão ambiental daquela área. O decreto de criação do núcleo foi publicado hoje no Diário Oficial do município. Ele está inserido dentro do Programa Niterói Mais Verde (Parnit) e faz parte das ações de preservação e conservação de áreas protegidas, integrando a política municipal do meio ambiente. 

 


O local ganhou provisoriamente um trailer, que servirá de base para os guardas ambientais atuarem  para evitar a degradação do ambiente e para disciplinar o acesso de veículos ou motocicletas que possam colaborar para a destruição do  ecossistema. Os guardas atuarão também orientando banhistas e visitantes quanto à necessidade de preservação daquela área, além de atenderem demandas relacionadas ao meio ambiente.


Acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, Tiago Loback, o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, explicou que, paralelamente à implantação do Núcleo Operacional da Coordenadoria de Meio Ambiente ( CMA), a prefeitura irá  desenvolver um Plano Diretor e de Gestão do local, que inclui construção da base definitiva, demarcação das áreas, construção de mirantes, limpeza, plaqueamento, melhoria dos acessos, organização geral do local, delimitação de espaços, replantio e substituição de espécies invasoras, mantendo as nativas.


“Estamos trabalhando para que esta área não seja degradada. A visitação e frequência ficarão abertas, mas precisaremos limitar somente o excesso de pessoas, como acontece em todos os parques ecológicos, com o objetivo de preservar. Isso ocorre em locais como Grumari ou Fernando de Noronha. São medidas naturais. A base também ajudará na atuação da Guarda Ambiental como um todo na Região Oceânica. A presença dos guardas já irá, entre outras coisas, coibir atitudes muito frequentes como as de motocicletas invadindo as áreas de preservação. Também estamos conversando com os integrantes do clube de parapente para definirmos a melhor localização de mirantes e locais apropriados para saltos. Demos esse passo e agora vamos estabelecer as metas que permitam que o local possa ser visitado, mas sem destruição do meio ambiente“, explicou Grael. 


A Praia do Sossego é um dos principais ecossistemas remanescentes de paisagem natural da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Já para o próximo verão, a Prefeitura atuará com a limitação do número de pessoas a partir de estudo que está sendo realizado pela Secretaria de Meio Ambiente sobre a capacidade de suporte do local.


Com 29 anos de Guarda Municipal, o coordenador do Núcleo Ambiental da guarda, inspetor Claudio Mendes, afirma que, pela primeira vez, o poder público municipal está totalmente empenhando em trabalhar e atuar firme na preservação de áreas ambientais. “ Nunca tivemos uma atuação tão importante. Não só a criação deste núcleo, mas também todas as iniciativas que englobam o decreto 11.744-2014, que cria o Niterói Mais Verde, são hoje o embasamento legal para que a Guarda Municipal Ambiental possa atuar, fiscalizar a ajudar a coibir ações que levem à degradação do ecossistema e de áreas protegidas. A presença de nossos guardas na Praia do Sossego já será um grande passo para evitarmos danos e também para orientar a população, mostrando que o poder público está fazendo sua parte, mas visitantes e banhistas também têm que colaborar para a preservação do meio ambiente", afirmou o inspetor.


Fonte: http://www.niteroi.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3178:2015-07-08-20-24-19

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário