23 de set. de 2015

Suspenso lote do antidepressivo Venforin

A empresa EMS Sigma Pharma comunicou recolhimento voluntário do lote 688317 do Venforin (cloridrato de venlafaxina), 150mg, com validade até outubro de 2016. O medicamento é indicado para o tratamento da depressão, incluindo ansiedade associada, prevenção de recaídas e recorrência da doença.

O lote citado contém em sua embalagem blisters do medicamento Itraspor (itraconazol) 100 mg. O produto é indicado no tratamento de infecções fúngicas.

Com a confirmação da troca das embalagens, a Anvisa determinou a suspensão da distribuição, comércio e uso do produto.

A empresa deve promover o recolhimento do estoque existente no mercado.

A medida está na Resolução 2.672/2015 publicada nesta quarta-feira (23/9) no Diário Oficial da União (DOU).

1. O que é Venforin ?

Venforin é a venlafaxina, um novo antidepressivo de uso oral, de estrutura química totalmente diferente da dos antidepressivos tri e tetracíclicos clássicos e de outros agentes antidepressivos conhecidos. É um potente inibidor da recaptação de aminas cerebrais nas membranas pré-sinápticas, inibindo a recaptação de serotonina e agindo sobre a adrenalina e a dopamina. Tem menores efeitos colaterais que os antidepressivos clássicos. É bem absorvida pelo trato gastrointestinal, absorção que não é afetada pela presença de alimentos. Metabolizada pelo fígado é quase que totalmente excretada principalmente por via renal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário