23 de set. de 2015

A chegada dos dias mais quentes traz visitantes indesejados: os pernilongos.

chegada dos dias mais quentes traz visitantes indesejados: os pernilongos. Você pode combatê-los com sachês, sprays e outros produtos químicos. Mas a própria natureza oferece soluções mais bonitas e cheirosas: algumas plantas cumprem o papel de afastar os insetos inconvenientes. 
O vaso de sete ervas, por exemplo, reúne plantas como arruda, comigo-ninguém-pode, pimenta, espada-de-São-Jorge, manjericão, alecrim e guiné, e é muito eficiente para manter os pernilongos longe. “Falam que o vaso é para afastar o mau-olhado, mas ele também espanta mosquitos”, afirma a zootécnica Maysa Arroyo, proprietária da Flor Tropical Paisagismo, empresa paulistana especializada em serviços paisagísticos. A combinação ainda tem a vantagem de exalar um cheiro agradável. Componentes da combinação, o alecrim e o manjericão ainda podem se juntar à hortelã para formar uma horta que pode garantir um toque a mais na comida e um zunido a menos nos ouvidos. 
Para acrescentar beleza aos repelentes naturais, basta utilizar a lavanda – que tem pequenas e lindas flores arroxeadas – ou os crisântemos, de floração com cores variadas. Ambos também afastam pulgas, carrapatos e baratas. Sem a mesma beleza das anteriores, a citronela –que se parece com a erva-cidreira- é outro repelente muito eficaz. “Trabalho muito com essa planta, principalmente na praia, onde há muitos mosquitos”, diz Maysa. 
Não é preciso criar uma selva em casa para ter um arsenal antipernilongos. Segundo a zootécnica, um vaso basta para garantir a tranquilidade em ambientes pequenos. Outra maneira de usar o poder repelente natural dessas plantas é fazer um chá para ser borrifado pela casa. “Você esmaga as plantas, mistura com água, coloca em um recipiente e, assim, cria um pulverizante natural”, explica a especialista. 
Uma das vantagens de todas essas plantas é que são muito fáceis de criar, mesmo em apartamentos. Maysa ainda lembra que elas podem ser encontradas em qualquer lugar do território nacional.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/casa-e-decoracao/protecao-da-casa/plantas-contra-mau-olhado-tambem-espantam-pernilongos,2eddb448ee9b2410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário