22 de set. de 2015

CRF-RJ oferecerá serviços gratuitos no Largo do Carioca, dia 25

Serviços gratuitos de aferição de pressão arterial e de glicose, além de orientação sobre o uso racional de medicamentos, serão oferecidos no Largo da Carioca, no Centro do Rio, nesta sexta-feira, 25 de setembro, pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF-RJ). A ação contará também com uma cadeira medidora de pressão, capaz de identificar irregularidades nos batimentos cardíacos dos pacientes, fornecida pela MedLevensohn. A expectativa é de que sejam feitos 1.500 atendimentos.
A iniciativa faz parte das ações pelo Dia Internacional do Farmacêutico, que inclui também a comemoração de um ano da Lei 13.021/14, que tornou as farmácias estabelecimentos de saúde. A nova lei veio ao encontro da Resolução 586/13, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que regulou a prescrição farmacêutica, ampliando o campo de atuação destes profissionais, que passaram a poder orientar pacientes sobre o uso de medicamentos, ampliando seu campo de atuação.
Tal medida contribui para reduzir um problema presente em nossa sociedade, da automedicação. No Brasil, a cada ano, mais de 27 mil pessoas são intoxicadas por medicamentos. O número supera os casos de envenenamentos por agrotóxicos, produtos de limpeza, picadas de animais peçonhentos e pesticidas.
O fato se deve à deficiência no atendimento à saúde e à falta de informação, que fazem com que a população se medique por conta própria. Uma pesquisa do ICTQ/Datalha aponta que mais de 75% das pessoas no país se automedicam.
Serviço
Ação Social do CRF-RJ
Data: 25 de setembro de 2015
Horário: A partir das 9h
Local: Largo da Carioca
fonte: http://crf-rj.org.br/noticias/crf-rj-em-acao/1390-crf-rj-oferecera-servicos-gratuitos-no-largo-do-carioca-dia-25.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário