20 de set. de 2015

Curso de Primeiros Socorros - Teórico e Prático no Rio de Janeiro

Objetivo:

  • Levar ao aluno noções básicas de primeiros socorros;
  • Capacitá-los a realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento;
  • Informar sobre as medidas a serem tomadas, bem como o que não deve ser realizado, evitando-se assim o agravo da vítima;
  • Atuar com eficiência nas situações de urgência/emergência definidas no conteúdo programático;
  • Formar agentes multiplicadores.


Metodologia:
As aulas serão organizadas em sessões teórico-práticas, com recurso ao método expositivo; dinamização de debates; seminários e realização de atividades práticas individuais ou de grupos, através de uma situação problema.

Conteúdo Programático:
UNIDADE I:
- Primeiros Socorros: Caracterização, funções, aspectos fundamentais, Acidentes: Características e tipologia, Emergências: Gravidade da lesão e condição da vítima, Cuidados gerais preliminares, Parada Respiratória, Método de respiração e Massagem Cardíaca.
UNIDADE II:
- Ferimentos: Superficiais e profundos; na cabeça, Fraturas e Luxações, Lesões na coluna vertebral, Transportes de acidentados e Queimaduras.
UNIDADE III:
- Hemorragias, Estado de choque, Envenenamentos, Corpos estranhos, Picadas de insetos e cobras.

Ministrante: Prof. Leonardo Guimarães de Andrade
Possui Graduação em Enfermagem, Pós Graduação em Enfermagem do Trabalho, e Mestrado em Doenças Parasitárias pela Universidad Autonoma de Asuncíon (U.A.A.) e Graduação em Odontologia, cursando especialização em Endodontia, cursando Mestrado em Ciências Ambientais. Atua como Professor na Universidade Iguaçu, nos cursos de Graduação em Ciências Biológicas e para o Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás, Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Curso Superior de Tecnologia em Segurança do Trabalho, Curso de Engenharia de Produção. Curso de Graduação em Enfermagem e Tutor a Distância IFRJ; Atualmente atuando na área de docência com ênfase do Trabalhador e Ambiental.

Dia da aula: 3 de outubro de 2015 (sábado)
Horário: 9h00 às 18h00
Local da aula: UCL Centro Universitário Celso Lisboa - R. Vinte e Quatro de Maio, 797, Engenho Novo, Rio de Janeiro/ RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário