12 de jul. de 2015

Hiperplasia da próstata atinge 75%

Doença mais comum entre os homens, a hiperplasia benigna da próstata (HBP) se dá a partir dos 40 anos, podendo atingir cerca de 75% deles aos 70-75 anos, de acordo com estudos mundiais. Devido à sua grande incidência, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) aproveita o Dia do Homem, celebrado no dia 15 de julho, para esclarecer a doença e ressaltar que há tratamento.

“Não se deve acreditar que é normal com a idade ter dificuldade para urinar e é preciso conviver com isso”, ressalta o presidente da SBU, o urologista mineiro Carlos Corradi.

O aumento benigno do órgão pode não apresentar sintomas, mas cerca da metade dos homens percebe o problema a partir dos 60 anos na hora de urinar, pois, como a uretra passa pelo meio da próstata, seu crescimento anormal pode fechar ou estreitar o canal por onde passa a urina. Assim, os sintomas mais frequentes são: diminuição do calibre e da força do jato urinário; urinar com mais frequência; levantar à noite para urinar (noctúria); sensação de que não esvaziou completamente a bexiga; gotejamento pós-miccional aumentado; urgência miccional; e urgência-incontinência urinária.

“Ao sentir qualquer um desses sinais, o homem deve procurar o urologista para determinar a causa. Além da HBP, outros problemas urológicos podem causar esses sintomas urinários como problemas neurológicos, infecções urinárias, prostatite, estenose uretral, tumores da próstata e da bexiga, cálculos urinários, principalmente, os da bexiga”, explica. 

Fonte: http://www.ofluminense.com.br/pt-br/saúde/hiperplasia-da-próstata-atinge-75



Nenhum comentário:

Postar um comentário