5 de abr. de 2016

WhatsApp protege mensagens em chats e grupos com criptografia ponta a ponta

Fonte O WhatsApp adotou uma nova forma de proteção das mensagens enviadas entre os usuários que promete deixá-lo mais seguro e difícil de ser invadido. Internautas que estavam no meio de conversas receberam o aviso, que aparece para donos de celulares com Android, para proprietários de iPhone(iOS) e também para quem utiliza o WhatsApp no PC por meio da ferramenta WhatsApp Web.

Ao menos no smartphone da Apple, a mensagem é aberta em uma janela e o usuário precisa confirmar que a leu. Ele ainda tem a opção de saber mais sobre o tema. Embora o TechTudo não tenha testado em Windows Phone, alguns usuários do sistema da Microsoft disseram que a mensagem também foi enviada para os dispositivos compatíveis.

WhatsApp informa em grupos e chats individuais sobre mensagens criptografadas (Foto: Reprodução)WhatsApp informa em grupos e chats individuais sobre mensagens criptografadas (Foto: Reprodução)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A empresa por trás do app explicou que nesta terça-feira (5) concluiu o desenvolvimento de uma tecnologia que faz do WhatsApp "líder em proteger suas comunicações particulares". A criptografia impede que o conteúdo das mensagens seja interceptado e lido por terceiros. Segundo o WhatsApp, nem mesmos seus engenheiros e funcionários seriam capazes de acessar os conteúdos que aproximadamente um bilhão de usuários ativos trocam diariamente. São 42 bilhões de mensagens por dia, segundo estatísticas oficiais.

A criptografia ponta a ponta vale para "todas as ligações de voz que você quiser, e qualquer mensagem, foto, vídeo, arquivo ou mensagem de voz que enviar, (...) incluindo os chats em grupo". Ainda segundo os criadores do app, "ninguém" consegue ler dentro da mensagem. "Nem criminosos, nem hackers, nem regimes opressores. Nem mesmo nós."

O WhatsApp esclareceu que todas as mensagens critptografadas só podem ser lidas pelos destinarários. Para tanto, basta usar a versão mais recente do comunicador instantâneo. "A encriptação completa é ativada por padrão e em todo o tempo."

Em outras palavras, o WhatsApp mais seguro começa a funcionar hoje mesmo, sem que os usuários do mensageiro na versão mais atual precisem fazer nada. Basta continuar usando. O processo é todo feito por meio da Tecnologia da Informação para manter as mensagens seguras.

Fonte: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/04/whatsapp-avisa-sobre-mensagens-protegidas-com-criptografia-de-ponta-ponta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário