15 de abr de 2016

Curso gratuito de Prescrição farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos na Unigranrio em Duque de Caxias

Objetivo:
1. Atualizar o profissional farmacêutico na legislação sobre drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
2. Apresentar ao farmacêutico as principais classes de medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais por sistema de atuação.
3. Discutir a farmacologia e toxicologia dos principais grupos de ativos vegetais.
4. Auxiliar o farmacêutico na prescrição farmacêutica de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos

Metodologia:
O curso será desenvolvido através de aula teórica, com duração de 8 horas (um sábado).

Conteúdo Programático:
Unidade 1 – Caracterização e legislação de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
• Caracterização de planta medicinal, droga vegetal, derivado de droga vegetal, matéria prima vegetal e medicamento fitoterápico.
• Legislação atual de drogas vegetais RDC 010/10 (notificação de drogas vegetais) e RDC 026/14 (registro de medicamentos fitoterápicos).
Unidade 2 – Farmacologia e toxicologia de drogas vegetais e medicamentos fitoterápicos.
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema nervoso central (ansiolíticos e antidepressivos); medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema cardiovascular (antihipertensivos, arteriosclerose e insuficiência venosa crônica).
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema respiratório (expectorantes).
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema digestório (tratamento da gastrite, diarréia, constipação e doenças do fígado); medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam no sistema urinário (tratamento de infecções urinárias).
• Medicamentos fitoterápicos e drogas vegetais que atuam na dor e em processos inflamatórios.

Ministrante: Dr. Eduardo Nunes da Fonseca
Possui graduação em Farmacia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Farmacêutico atuando em pesquisa no departamento de Biologia Vegetal da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de Produtos Naturais e Farmacologia.

Dia da aula: 14 de maio de 2016 (sábado)
Horário: 9H00 às 18h00
Local da aula: Unigranrio Campus I Duque de Caxias - Rua Prof. José de Souza Herdy, 1160, bairro 25 de agosto - Duque de Caxias – RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.

Atenção!

Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2016.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.


Curso Gratuito.

Contrapartida Social: Doar um pacote de fralda geriátrica ou uma lata de leite em pó ou um pacote de 1 kg de ração para cães – entregar impreterivelmente no dia de aula do curso.

Informações: (21) 99930-9389 / 3872-9213 (9 às 18h, dias úteis) e qualipharma@crf-rj.org.br

Realização: CRF-RJ /Seccional CRF-RJ da Região da Baixada e Serrana
(Abrangência da Seccional: Duque de Caxias, Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis).

Apoio: UNIGRANRIO Universidade do Grande Rio – Campus I Duque de Caxias www.unigranrio.br

Fonte: http://crf-rj.org.br/portal/qualipharma/2066-curso-prescricao-farmaceutica-de-drogas-vegetais-e-medicamentos-fitoterapicos-em-duque-de-caxias.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário