7 de abr. de 2016

Nova Marina da Glória é inaugurada e devolve orla marítima ao Rio Após 34 anos, área foi reintegrada ao Parque do Flamengo. Espaço ganha mais opções náuticas e polo gastronômico.

Será inaugurada nesta quinta-feira (7) a nova Marina da Glória, que devolve ao Rio, após mais de 30 anos, a orla marítima ligando o Parque do Flamengo ao Aeroporto Santos Dumont. O espaço, que será palco das provas de Vela dos Jogos Olímpicos, foi totalmente revitalizado, garantindo seu uso não apenas para fins náuticos, mas também para o lazer de cariocas e turistas.


A Marina da Glória faz parte do projeto do Parque do Flamengo, projetado pela arquiteta Lotta Macedo Soares para ser uma grande área de lazer aberta. Porém, em 1982 ela foi cercada e separada do parque, tendo seu acesso restrito aos donos das embarcações que atracavam por lá. Ela agora passará a contar com ciclovia, mirantes, restaurantes e estrutura para eventos culturais.

Próximo ao Centro do Rio, o local é vizinho ao Museu de Arte Moderna, a uma casa de espetáculos e tem como paisagem um dos principais cartões portais da cidade, o Pão de Açúcar.

A integração completa com o Parque do Flamengo será feita logo após os Jogos Paralímpicos, pois o espaço onde será construída a esplanada com 30 mil metros quadrados foi solicitado pelo comitê organizador para apoio da organização. O asfalto nesta área dará lugar ao verde, com o plantio de árvores nativas. O projeto paisagístico é assinado pelo Escritório Burle Marx, o mesmo responsável pelo desenho original do Parque do Flamengo.

Instalações náuticas
Única marina urbana do país, ela teve suas instalações totalmente renovadas e ampliadas. A nova infra-estrutura, com redes de esgoto, elétricas e hidráulicas, ganhou nova cobertura no pavilhão, com proteção termoacústica e captação de água da chuva, substituindo uma antiga tenda tensionada.

A obra de revitalização foi realizada pela BR Marinas com investimento totalmente privado. Foram aplicados cerca de R$ 70 milhões para renovar toda a estrutura e ampliar, com modernos equipamentos nos padrões internacionais, o número de vagas secas (de 70 para 240) e molhadas (de 140 para 415). O estacionamento de carros do espaço conta com 470 vagas em dois níveis e em apenas uma área.

No local, serão oferecidos diversos serviços náuticos como cursos de vela, de mergulho e de aptidão náutica, além de diversos passeios turísticos.

Equipamento olímpico
A partir do dia 13 de julho, o local será entregue para operação exclusiva do Comitê Organizador, que passará a coordenar a circulação de pessoas dentro do espaço, seguindo as normas adotadas para todos os equipamentos olímpicos e sob o controle das Forças de Segurança locais.

fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/04/nova-marina-da-gloria-e-inaugurada-e-devolve-orla-maritima-ao-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário