4 de abr. de 2016

Parceria entre o CRF-SP com prefeituras destaca farmacêutico frente à epidemia


  
Mogi Guaçu, 15 de março de 2016.
A cidade de Mogi Guaçu recebeu na segunda-feira (14) a capacitação para campanha Farmacêuticos Contra Dengue, Zika e Chikungunya, no auditório das Faculdades Integradas Maria Imaculada. Durante o evento, o presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso, e o prefeito de Mogi Guaçu, Walter Caveanha, assinaram um termo de cooperação que formalizou o acordo entre prefeitura e Conselho para a promoção da campanha no município.
Mogi Guaçu viveu uma grave epidemia de dengue no ano passado em que foram registrados mais de 15 mil casos da doença numa população estimada em 140 mil habitantes. Medidas do poder público foram tomadas para reduzir o impacto do problema de saúde no município e o acordo entre CRF-SP e prefeitura soma esforços para a prevenção dessas doenças e cuidados aos pacientes. Por meio do termo de cooperação, serão formados farmacêuticos multiplicadores, que levarão informações úteis para a população.


mogi publico
Outras prefeituras iniciaram tratativas com o Conselho, com o objetivo de aumentar, após a capacitação dos farmacêuticos locais, o contingente de profissionais de saúde no trabalho de orientação da população. A distribuição das farmácias pelas cidades facilita o acesso dos pacientes às informações necessárias em caso de suspeita de infecção.

Segundo o dr. Menegasso, a iniciativa terá grande importância para a região. “Em conjunto, nós capacitamos os farmacêuticos e promovemos a integração dos esforços, que não são apenas do poder público, mas, principalmente, de nós, profissionais da saúde. Isso é bom porque valoriza o trabalho do farmacêutico como profissionais de saúde e traz um benefício para a população que contará, além das unidades de saúde, agora também com toda a rede privada das farmácias”, comentou.
mogi autoridadesRoberto Carrozo Scardua, Romildo Morelato, dra. Danyelle Marini, Walter Caveanha e dr. Pedro Menegasso
Em seu discurso, Walter Caveanha lembrou que a ideia do projeto, que é pioneiro no Estado de São Paulo, surgiu de uma conversa com o dr. Pedro no ano passado. “Se a gente puder prevenir, todo mundo ganha: a cidade, o cidadão e as empresas. Eu vejo o início de um projeto de participação das farmácias em todos os nossos projetos de saúde. Vamos formar um exército para vencer essa batalha. Portanto, só tenho a agradecer a presença e a participação”, disse o prefeito.

Participaram ainda da cerimônia a dra. Clara Alice Franco de Almeida de Carvalho, secretaria de Saúde do município, Roberto Carrozo Scardua e Romildo Morelato, diretores das Faculdades Integradas Maria Imaculada, e da dra. Danyelle Marini, docente e conselheira do CRF-SP.
Dra. Amouni Mourad e dr. José Eduardo Arruda
Na sequência, a capacitação da campanha Farmacêuticos Contra Dengue, Zika e Chikungunya foi apresentada pelo palestrante dr. José Eduardo Arruda e pela dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP.




Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP
fonte: http://portal.crfsp.org.br/index.php/noticias/7292-arceria-com-prefeituras-destaca-farmaceutico-frente-a-epidemia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário