9 de abr. de 2016

Anvisa e Apex-Brasil selam parceria para divulgar qualidade regulatória do Brasil e atrair investimentos estrangeiros

A Anvisa e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), assinaram, nesta quarta (06), protocolo de cooperação técnica que, entre outros pontos, objetiva incrementar o reconhecimento da qualidade regulatória brasileira. Com isso, fortalece-se a indústria de saúde do país, tendo como consequências a promoção das exportações brasileiras e a atração de investimentos estrangeiros.
A parceria foi firmada entre o diretor-presidente da Anvisa, Jarbas  Barbosa, e o presidente da Apex-Brasil, David Barioni Neto. Participaram do encontro, na sede da Anvisa, os diretores Ivo Bucaresky (DSNVS), Fernando Mendes (Direg) e José Carlos Moutinho (Dimon). O protocolo assinado tem vigência de cinco anos, prorrogáveis por mais cinco.

 De acordo com Jarbas Barbosa, o protocolo formaliza uma relação já existente e produtiva entre ambas as agências. “A parceria permite mais atividades em conjunto e que tenhamos um trabalho junto à Apex na missão de promoção da exportação e de investimentos”, observa.
 Para o presidente da Anvisa, o fato de existir uma agência regulatória no Brasil que trabalha em harmonia com os padrões regulatórios das agências mais desenvolvidas do mundo cria uma confiabilidade muito maior para os produtos desenvolvidos no país. “O próprio setor produtivo compreende isso. Gera confiança lá fora, junto a outros países compradores, uma vez que nossos produtos têm padrão de qualidade. Creio que é importante mais essa ação de divulgação da qualidade de nosso sistema regulatório, que age dentro dos os padrões mais elevados em escala internacional”.
 David Barioni concorda. Para ele, a qualidade da Anvisa é um selo para os produtos nacionais de exportação. “Quanto mais pudermos trabalhar juntos para mostrar ao mundo o alto padrão da Anvisa, teremos mais facilidade nas nossas exportações”.
 O presidente da Apex-Brasil mostra-se bastante animado com a parceria firmada: “Duas agências se juntando para mostrar que nossos produtos são cada vez melhores. Quanto mais tivermos nossos protocolos aceitos internacionalmente, mais teremos convergência regulatória e maior será nossa facilidade de exportação.”
 O protocolo assinado entre Anvisa e Apex-Brasil possibilitará:
• Apoio à realização de intercâmbio de informações e atividades de fomento ao desenvolvimento produtivo nacional e à proteção e promoção da saúde da população, em temas relacionados a insumos farmacêuticos, medicamentos, vacinas, dispositivos médicos, alimentos, cosméticos, saneantes e agrotóxicos;
• O estímulo a ações de negócios, como reuniões e missões conjuntas, para disseminação de conhecimento de ações inseridas no âmbito das políticas de saúde, de ciência, tecnologia e desenvolvimento industrial, fornecendo informações e a poio às empresas brasileiras; e
• A troca de experiências e difusão de conhecimento em relação a novas tecnologias e regulamentação em outros mercados, a fim de contribuir com o esforço de convergência do sistema regulatório.
fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/201616/anvisa+e+apex-brasil+selam+parceria+para+divulgar+qualidade+regulatoria+do+brasil+e+atrair+investimentos+estrangeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário