16 de jun. de 2016

Para fiixar aprendizado, faça exercício quatro horas depois, sugere estudo Atividade física nesse intervalo ajudou voluntários a reter conhecimento. Estratégia não funciona quando exercício ocorre logo depois do aprendizado.

Cientistas europeus concluíram que uma boa estratégia para reter melhor um conteúdo aprendido é fazer atividades físicas. Mas não adianta se exercitar logo depois da sessão de aprendizado; é preciso dar um intervalo de precisamente quatro horas.
Pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, e da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, submeteram 72 voluntários a uma  sessão em que tiveram que memorizar 90 associações entre imagens e lugares durante 40 minutos. Eles foram divididos em três grupos: o primeiro fez exercício logo após a sessão, o segundo fez exercícios quatro horas depois e o terceiro não fez nenhuma atividade física.
Dois dias depois, os voluntários foram testados para verificar quanto lembravam do que memorizaram na primeira sessão. Os que fizeram exercícios quatro horas depois foram os que tiveram o melhor desempenho.

"Isso mostra que podemos melhorar a consolidação da memória ao fazer esporte depois do aprendizado", diz Guillén Fernández, um dos autores do estudo e pesquisador do centro médico da Universidade Radboud.

O estudo foi publicado na revista "Current Biology" nesta quinta-feira (16).

Apesar de existir uma compreensão de que os exercícios físicos atuam de forma positiva na consolidação do aprendizado, ainda não é possível precisar de que maneira isso ocorre. É provável, segundo os pesquisadores, que o resultado tem a ver com a produção de dopamina e noradrenalina durante a atividade física.

Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/06/para-fixar-aprendizado-faca-exercicio-quatro-horas-depois-sugere-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário