7 de mai. de 2016

Três obras de Niemeyer no RJ e em SP são tombadas pelo Iphan

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu, nesta sexta (6) incluir o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Conjunto de edificações projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer para o Parque do Ibirapuera (SP) e a Passarela do Samba do Rio de Janeiro no Conjunto da Obra de Oscar Niemeyer, tombado pelo instituto em 2007.

Os três bens complementam a relação, encaminhada pelo próprio Oscar Niemeyer, de 24 monumentos protegidos como patrimônio cultural brasileiro em homenagem ao seu centenário, há nove anos. A decisão do conselho foi tomada por unanimidade.

Os bens tombados estão sujeitos à fiscalização realizada pelo Instituto para verificar suas condições de conservação, e qualquer intervenção nesses bens deve ser previamente autorizada.

Segundo post no site do instituto, a 82ª reunião ocorreu no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio de Janeiro, e foi marcada pela comemoração dos 80 anos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No encontro também foi apresentado o balanço e evolução da política de tombamento no Brasil. Esteve presente na reunião, além da presidenta do Iphan, Jurema Machado, e dos membros do Conselho, o presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Castanheiras. Castanheiras agradeceu ao Iphan o apoio e lembrou que foi possível demonstrar ao próprio arquiteto, ainda em vida, a importância da Passarela do Samba para a comunidade.

O processo de tombamento do conjunto da obra de Oscar Niemeyer decorre de uma relação encaminhada pelo próprio arquiteto ao então Secretário-Executivo do Ministério da Cultura e atual Ministro da Cultura, Juca Ferreira, em 12 de julho de 2007, contendo uma relação de 28 obras que o arquiteto gostaria que fossem tombadas.  O envio da correspondência foi motivado por visita do então Ministro da Cultura, Gilberto Gil, ao escritório do arquiteto que, em 15 de dezembro 2007 completaria 100 anos de vida.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/05/passarela-do-samba-no-rio-e-mac-em-niteroi-sao-tombados-pelo-iphan.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário