31 de mai. de 2016

Britânicos estão mais inclinados à saída da União Europeia, diz pesquisa

'Sai' ficou três pontos à frente do 'fica' em sondagem do 'Guardian'. Referendo será realizado no dia 23 de junho.

Os eleitores britânicos estão tendendo a votar pela saída da Grã-Bretanha da União Europeia no referendo do mês que vem, de acordo com duas pesquisas da empresa ICM, surpreendendo os investidores e derrubando a cotação da libra esterlina.

A campanha do "sai" - proposta conhecida como "Brexit" - ficou três pontos à frente do "fica" nas duas sondagens realizadas para o jornal "Guardian", uma por telefone e outra pela internet.

As pesquisas foram realizadas ao longo de três dias a partir de domingo, depois que cifras oficiais mostraram na quinta-feira que a imigração líquida atingiu no ano passado seu segundo maior nível já registrado. Na última semana, líderes da campanha do "sai" voltaram a concentrar suas atenções no tema da imigração.

Os britânicos irão votar no dia 23 de junho se permanecem ou não no bloco de 28 membros, uma escolha que terá consequências de grande envergadura na política, economia, defesa e diplomacia da Grã-Bretanha e muito além.

Do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Fundo Monetário Internacional (FMI), uma série de lideranças mundiais e organizações internacionais têm alertado o eleitorado britânico sobre os riscos de romper com a união à qual seu país se juntou em 1973.

O Banco da Inglaterra disse que a desfiliação pode lançar a economia em uma recessão.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/05/britanicos-estao-mais-inclinados-saida-da-uniao-europeia-diz-pesquisa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário