6 de mai de 2016

O que é Hérnia de hiato?

O que é Hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax por meio de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdômen. Esse músculo é utilizado na respiração.

Causas

Ainda não estão claras as razões que levam uma pessoa a desenvolver hérnia de hiato, mas cientistas acreditam que este problema possa ser resultado de um tecido enfraquecido, que permite que o estômago inche através do diafragma. Tudo indica que a pressão sobre o estômago possa contribuir para a formação de hérnia de hiato. 

O diafragma é um grande músculo em forma de cúpula que separa a caixa torácica do abdômen. Normalmente, o conteúdo do esôfago passa para o estômago por meio de uma abertura no diafragma chamada hiato. As hérnias de hiato ocorrem quando o tecido muscular em torno desta abertura fica fraco, e a parte superior do estômago protrai-se através do diafragma para dentro da cavidade torácica.

Sintomas de Hérnia de hiato

As hérnias de hiato pequenas geralmente não causam nenhum sinal ou sintoma. Já as grandes podem causar uma série deles. Veja:

Na verdade, a hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo

Diagnóstico de Hérnia de hiato

A hérnia de hiato é frequentemente descoberta durante um exame de rotina ou procedimento para determinar a causa da azia ou de dor no peito ou dor abdominal. Tais testes ou procedimentos incluem:

  • RaioX do trato digestivo superior
  • Endoscopia para examinar o interior do trato digestivo.
Tratamento de Hérnia de hiato

Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de possíveis complicações.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos para azia, remédios que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago).

Em alguns casos, a cirurgia talvez seja necessária. A cirurgia é geralmente reservada para situações de emergência e para pessoas que não obtiveram sucesso no tratamento com medicamentos para aliviar a azia e refluxo ácido. Cirurgia de reparação de hérnia hiatal é frequentemente combinada com cirurgia para a doença do refluxo gastroesofágico.

Medicamentos para Hérnia de hiato

Os medicamentos mais usados para o tratamento de hérnia de hiato são:

Convivendo/ Prognóstico

Algumas medidas secundárias podem ajudar a reduzir os sintomas da hérnia de hiato, como:

  • Evitar refeições fartas ou pesadas que facilitem a ocorrência de azia ou refluxo
  • Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição
  • Perder peso e não fumar
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Não comer logo antes de deitar.

Se essas medidas não funcionarem para controlar os sintomas da hérnia de hiato ou se surgirem complicações, talvez seja realmente necessário realizar um reparo cirúrgico da hérnia.

Complicações possíveis

Hérnia de hiato não tratada pode levar a complicações graves de saúde, como:

  • Aspiração pulmonar
  • Sangramento lento e anemia devido à deficiência de ferro (causado, geralmente, por uma hérnia grande)
  • Estrangulamento (obstrução) da hérnia.

Expectativas

A maioria dos sintomas da hérnia de hiato é aliviada com tratamento e o problema costuma ser sempre resolvido sem maiores dificuldades. Se a terapia medicamentosa não resolve de imediata, a reparação cirúrgica também costuma ser bem sucedida.

 Prevenção

O controle de alguns fatores de risco podem evitar hérnia de hiato, como manter um peso saudável e evitar a obesidade, não fumar e não beber álcool excessivamente.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/hernia-de-hiato


Nenhum comentário:

Postar um comentário