2 de mai. de 2016

O que é e para que serve a próstata, principal foco de câncer masculino Pesquisa no Reino Unido mostrou que 1 em cada 5 britânicos sequer sabiam da existência da glândula.

Ela é a causa principal de câncer nos homens, mas muitas pessoas não sabem o que é, nem para que serve. Estamos falando da próstata.
Sintomas do câncer de próstata são em sua maioria problemas urinários  (Foto: Reprodução/TV Globo)Sintomas do câncer de próstata são em sua maioria problemas urinários (Foto: Reprodução/TV Globo)

Segundo uma pesquisa da Prostate Cancer UK, instituição de caridade dedicada à pesquisa do câncer de próstata, um em cada cinco britânicos não sabem nem que tem esta glândula.
É algo alarmante, levando em conta que o câncer de próstata é a causa mais comum de morte por câncer em homens.
O ex-jogador de futebol da Inglaterra e do Newcastle United, Les Ferdinand, que viu sua avô sofrer da doença no final da vida, disse: "Não me surpreende que muitos homens não saibam o que sua próstata faz - é uma glândula fácil de ignorar. Até o câncer de próstata afetar minha família, meu conhecimento era bem pequeno."
A sociedade Americana Contra o Câncer estima que, nos Estados Unidos, em 2016, foram diagnosticados cerca de 181 mil casos novos de câncer de próstata e foram registrados mais de 26 mil mortos por esta causa.
No Brasil, os dados mais recentes apontam que são registrados mais de 61 mil novos casos da doença por ano, com mais 13,7 mil mortes.
O que é?
A próstata é uma glândula que se encontra debaixo da bexiga e em frente ao reto.
O tamanho da próstata muda com a idade. Em homens mais jovens, é do tamanho aproximado de uma noz. Mas pode ser muito maior em idosos.
Logo atrás da próstata encontram-se as glândulas chamadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido do sêmen.
A uretra, que transporta a urina e o sêmen para fora do corpo pelo pênis, passa pelo centro da próstata.
A função principal da próstata é fabricar o líquido prostático, protegendo os espermatozoides, aumentando as possibilidades reprodutivas e maximizando as possibilidades de fecundação.
Câncer de próstata
A ignorância sobre esta glândula, principalmente por parte dos homens, preocupa especialistas.
"Os homens são muito ignorantes a respeito da próstata e isso é algo muito preocupante porque, atualmente, é o câncer que mais afeta os homens", disse à BBC Angela Culhane, diretora do Prostate Cancer UK.
"As coisas que são afetadas pela doença na próstata, como a ejaculação, a função sexual, o fluxo urinário e a incontinência não são temas sobre os quais as pessoas conversam na hora do jantar ou em bares", destaca.
Cerca de um em cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, segunda a Sociedade Americana do Câncer.
O câncer de próstata ocorre principalmente entre homens de idade avançada.
Cerca de seis em dez casos são diagnosticados em pessoas de 65 anos ou mais, e é raro aparecer antes dos 40.
A idade média do diagnóstico é 66 anos.
"Um homem de cerca de 30 anos sem nenhum fator de risco não deve se preocupar muito, mas os homens com mais risco devem conversar com seus médicos", diz Culhane.
"Se tem antecedentes familiares, são negros (homens negros têm o dobro de probabilidade de desenvolver câncer de próstata do que a população geral) ou tem mais de 50 anos, devem consultar médicos."
Devido a sua localização, os principais sintomas são urinários:
Necessidade de urinar com mais frequência, sobretudo à noite Necessidade de correr para o banheiro Dificuldade de começar a urinar Pouco fluxo urinário ou demora para urinar Sensação de que bexiga não esvazia completamente.
fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/05/o-que-e-e-para-que-serve-a-prostata-principal-foco-de-cancer-masculino.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário