12 Nov 2015
Rio Bonito recebeu, no dia 6 de novembro, a primeira Roda de Conversa sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), promovida pela Comissão de Assistência Farmacêutica no SUS do CRF-RJ. O evento contou com a presença de profissionais de Rio Bonito, Silva Jardim e São Gonçalo e teve como objetivo discutir as dificuldades encontradas para a implantação da Assistência Farmacêutica nos municípios, além de apresentar as experiências exitosas. Aprovado pela Diretoria do CRF-RJ, o plano de trabalho da comissão foi apresentado.
No encontro, os participantes apontaram como o principal desafio para a assistência farmacêutica nas cidades a judicialização pelo qual o Sistema Único de Saúde vem sendo submetido, o que tem dificuldado a logística dos insumos e, em alguns casos, levado à escassez de recursos. Como solução para o problema, representantes do Município de São Gonçalo sugeriram a implantação de protocolos clínicos e o estabelecimento de Câmaras Técnicas reunindo o Poder Judiciário e representantes da Assistência Farmacêutica dos Municípios. Já os representantes do Município de Rio Bonito relataram dificuldades de diálogo junto ao Poder Judiciário.
A Comissão de Assistência no SUS no CRF-RJ propôs a criação de grupos de trabalhos regionais para facilitar a troca de informação e ampliar a integração entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Segundo Alexandre Sereno, integrante da comissão, a troca de informações e o contato foi gratificante para todos os participantes e superou em muito a expectativa de todos os presentes. Ele destacou ainda que a possibilidade de criação de um QUALIPHARMA focado na educação continuada dos farmacêuticos que atuam no SUS foi a proposta que despertou mais interesse nos participantes.
Fonte: http://crf-rj.org.br/noticias/crf-rj-em-acao/1549-comissao-de-assistencia-farmaceutica-no-sus-realiza-1-roda-de-conversas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário