17 de nov de 2015

5 cursos que todo empreendedor de primeira viagem deve fazer

Cursos que um empreendedor de primeira viagem deveria fazer
Escrito por David Kallás, professor de estratégia dos cursos Certificates do Insper
mulher-estudando
Segundo a mais recente pesquisa do GEM Brasil, 34,5% das pessoas entre 18 e 64 anos no Brasil é considerada empreendedora. Em outras palavras, o Brasil tem 45 milhões de empreendedores, apesar da a taxa de novos empreendedores (nascentes) ter sofrido significativa redução de 2013 (5,1%) para 2014 (3,7%).
É importante saber que existem dois tipos de empreendedorismo: aquele buscado por necessidade e o motivado por oportunidade. Empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias. Já os empreendedores por oportunidade optam por iniciar um novo negócio, mesmo quando possuem alternativas de emprego. Eles têm níveis de capacitação e escolaridade mais altos e empreendem para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência no trabalho. .

Do total de empreendedores brasileiros em 2014, 70,6% o foram por oportunidade, segundo o GEM Brasil. Isso indica que para cada empreendedor que iniciou suas atividades por necessidade, 2,4 o fizeram por oportunidade.
Por que isso é importante? Enquanto o empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica dos países e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior, o empreendedorismo por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico de um país.
A grande diferença é que o empreendedor por oportunidade tem a possibilidade de se preparar para o novo negócio. Mas, face à enorme quantidade de cursos e estudos, qual deve ser o foco? Segue abaixo, uma lista inicial de cursos válidos para o empreendedor de primeira viagem. Há alternativas de cursos abertos, presenciais, pagos e gratuitos em todos os temas. Seguem também algumas recomendações de livros.

1. Estratégia e plano de negócios

O primeiro da lista é o curso de estratégia, planejamento estratégico ou plano de negócios. Prepara os alunos a identificar e analisar todos os elementos que devem ser considerados antes do início das atividades. Adicionalmente, a escolher os melhores caminhos e decisões para aumentar as chances de sucesso do empreendimento.
Livros
- Estratégia - Uma visão Executiva - Kluyver, Cornelis A. de; Pearce II, John A. - Ed. Pearson Prentice Hall.
- Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation - Osterwalder, Alexander - Alta Books.

2. Marketing e Vendas

O fator crítico principal dos negócios iniciais é o aumento de vendas. Cursos de marketing e vendas ajudam os alunos a identificarem o “caminho das pedras” para conseguir aumento, no curto e médio prazo nas receitas que trarão caixa para continuar investindo.
Livros
- Marketing 3.0 - Philip Kotler - Ed.Campus.
- Canais de Marketing e Distribuição - Coughlan, Anne T.; Anderson, Erin; Stern, Louis W. ; El-Ansary, Adeli I - Editora Bookman.
- Vamos às Compras! - Paco Underhill - Ed.Campus.

3. Gestão de Pessoas e liderança

Se é difícil lidar com clientes, talvez seja mais difícil ainda lidar com os funcionários de forma respeitosa, inspirando liderança e mantendo autoridade. Técnicas de gestão de pessoas, feedback, comunicação e outras são muito válidas para o empreendedor que quer se preparar para ser um líder e não somente um chefe.
Livros
- Gestão de Pessoas - Chiavenato, Idalberto - Ed. Campus.
- Consciência nos negócios: como construir valor através de valores - Koffman, Fred - Ed. Campus.

4. Finanças

Para ser empreendedor, não basta ser um bom técnico, vendedor e bom líder, é preciso também gerir as finanças da empresa de forma assertiva. Cursos de finanças ajudam o aluno a diferenciar os gastos pessoais dos empresariais, entender a diferença entre caixa e competência e fornecem técnicas e ferramentas básicas para não perder o controle das finanças, seja em épocas de crise ou de crescimento (acredite, crescer consome caixa).
Livros
- MBA Compacto - Finanças - John Tracy - Ed.Campus.
- Administração Financeira - Jordan, Bradford D.; Ross, Stephen A.; Westerfield, Randolph W. - Mc Graw Hill/ Bookman.

5. Operações

Gerenciar as operações é uma tarefa essencial para os empreendedores. Para indústrias ou varejo, saber comprar e gerir estoques e o uso dos insumos é fundamental e afeta diretamente o caixa e a saúde das empresas. Para empresas de serviços, gerir operações é igualmente importante, considerando que os ativos operacionais são as pessoas.
Livros
- Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia - Vicente Falconi - Ed.EDG.
- Gestão de Estoques Na Cadeia de Suprimentos - Col. Coppead de Administração - Wanke, Peter - Ed.Atlas.
- Gestão de estoques - Antônio De Pádua Salmeron Ayres, Cezar Sucupira, Felipe Accioly, Itamar Moreira, Sylvia Constant Vergara, Sylvia Helena Constant Vergara - Ed.FGV.
David Kallás é professor de estratégia dos cursos Certificates do Insper.
fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-cursos-que-todo-empreendedor-de-primeira-viagem-deve-fazer

Nenhum comentário:

Postar um comentário