O pneumologista Cláudio Nunes comenta que “estudos comprovam que os ganhos surgem a partir dos primeiros 20 minutos sem tabaco, quando a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal”. Melhoras na respiração, olfato e paladar, além da diminuição do nível de nicotina no sangue também são observadas. “Em cinco a dez anos, o risco de sofrer infarto diminui chegando ao mesmo patamar de quem nunca fumou”, salienta o médico.
Por se tratar de uma doença que afeta todo o organismo, o tratamento contra o tabagismo deve ser feito em conjunto por especialistas de diversas áreas. “Envolve psicólogos, médicos, nutricionistas e fisioterapeutas”, explica o pneumologista do Hospital São Vicente de Paulo. Ele alerta ainda sobre os mecanismos utilizados pela indústria do tabaco para atrair consumidores. “Determinados cigarros tem concentrações maiores ou menores de nicotina. O que a indústria do tabaco tem feito para diversificar é colocar aromas (de canela, baunilha) para conquistar as pessoas”, alerta.
Além dessas dicas, a palestra abordará os riscos dos fumantes e os benefícios de largar o vício. A palestra é gratuita, mas é preciso fazer inscrição até o dia 28 de agosto, véspera do evento. As vagas são limitadas a lotação do auditório.
Serviço
Palestra Dia Nacional de Combate ao Fumo
Data: 31 de agosto de 2015 (segunda-feira)
Horário: 10h
Local: Hospital São Vicente de Paulo - Auditório do Centro de Convenções do HSVP
Rua Doutor Satamini, 333, Tijuca, Rio de Janeiro
Palestrante: Dr. Cláudio Nunes (Pneumologista)
Inscrições gratuitas: 2563-2147 ou comunicacao@hsvp.org.br
Vagas limitadas!
Fonte: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2015/08/27/palestra-gratuita-chama-atencao-para-o-habito-que-e-a-principal-causa-de-cancer-de-pulmao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário