19 de fev. de 2019

Farmácia foi a 3ª carreira que mais contratou em 2018

A profissão de farmacêutico ocupou a terceira posição no ranking das áreas que mais contrataram com carteira assinada em 2018, entre as carreiras de nível superior. O levantamento foi realizado pelo site Quero Bolsa, a pedido da revista Veja. Com 38.607 novas admissões formais, a Farmácia superou as carreiras de médico clínico (11.884), nutricionista (10.312) e fisioterapeuta (10.040).

A carreira com mais contratações foi a de analista de sistemas, com 47.692 vagas. Em segundo lugar, ficou a enfermagem, com 46.991. Atualmente, a área da Farmácia possui 135 especializações regulamentadas, ancoradas em 10 linhas de atuação, que englobam produção industrial e análise de alimentos, análises clínico-laboratoriais, educação, farmácia, farmácia hospitalar e clínica, indústria de medicamentos, gestão, práticas integrativas e complementares, saúde pública e toxicologia.

De acordo com o presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter Jorge João, o dado é um reflexo do intenso movimento clínico, liderado pelo CFF, que segue em franca expansão no Brasil. “Desde 2012, o CFF vem investindo em iniciativas que resgatam o farmacêutico como protagonista do cuidado à saúde dentro da farmácia comunitária, o segmento que mais emprega farmacêuticos no Brasil. E, na medida em que assume a sua autoridade técnica dentro da farmácia, o farmacêutico se torna mais valorizado e respeitado e, consequentemente, mais necessário. Claro que isso se reverte em empregabilidade”, comentou.

O farmacêutico é o profissional tecnicamente capacitado para atuar de uma ponta a outra da grande cadeia relacionada ao cuidado em saúde, seja do ponto de vista tecnológico, com a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de novos fármacos e metodologias para diagnóstico laboratorial, seja do ponto de vista humanístico com a oferta do cuidado e dos serviços farmacêuticos ao paciente.

Confira a íntegra da reportagem da Veja – https://abr.ai/2UVpj7k



Fonte: CFF 
Autor: Comunicação

fonte: http://www.cff.org.br/noticia.php?id=5184&titulo=Farm%C3%A1cia+foi+a+3%C2%AA+carreira+que+mais+contratou+em+2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário