21 de mar de 2016

A 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES acontecerá em Curitiba, Brasil. O objetivo é criar um fórum global onde pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas envolvidos e comprometidos com a promoção de saúde e equidade poderão compartilhar e discutir novos conhecimentos, práticas e políticas inovadoras, além das experiências mais avançadas neste campo do conhecimento.

Histórico 
Iniciadas em 1951, em Paris, as Conferências Mundiais em Promoção da Saúde promovidas pela União Internacional para a Promoção da Saúde e Educação (UIPES), configuram-se como o principal evento para profissionais, pesquisadores, gestores e interessados na temática e têm acontecido nas diversas regiões do mundo. No entanto, desde essa época, só uma aconteceu na América do Sul, em Buenos Aires, em 1969.

Temática
Apesar dos crescentes apelos para que todos os níveis de governo atuem sobre os determinantes sociais da saúde e da equidade, tais como a distribuição de recursos e poder, a distância entre aqueles no topo e na parte inferior da hierarquia social continua aumentando. Os impactos sobre a saúde e a equidade se fazem sentir em nível nacional e localmente em nossas cidades, bairros e comunidades, onde grupos de pessoas não têm acesso aos recursos básicos com os quais construir a sua própria saúde e a de seus filhos e netos. Trinta anos após a adoção da Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde por aqueles comprometidos a " enfrentar as desigualdades em saúde produzidas por normas e práticas (sociais) ", e mais do que nunca, a busca da equidade deve ser uma prioridade de políticos, profissionais, pesquisadores e todos aqueles envolvidos com práticas de promoção da saúde. A 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES será uma oportunidade única para avaliar o progresso, compartilhar estratégias e resultados de pesquisa, e refletir sobre práticas e políticas inovadoras que promovam a saúde e a equidade, em todos os níveis de governança. 
[veja mais]

Subtemas   
A fim de explorar em detalhes como promover saúde e equidade, e emergindo do trabalho mais inovador e atual no campo da pesquisa, política e prática de promoção da saúde, os seguintes subtemas vão estruturar a programação da conferência:
1 - Imperativos éticos e culturais em intervenções que promovam saúde e equidade
[ver mais]
2 - Mudanças urbanas fazendo diferença localmente, considerando vozes emergentes
[ver mais]
3 - Saúde em todas as políticas e ações intersetoriais: inovações na teoria, avaliação e pesquisa
[ver mais]
4 - Caminhos para alcançar o desenvolvimento humano sustentável e saudável em escala global
[ver mais]
5 - Criando questões de pesquisa compartilhados para aproximar a investigação da prática
[ocultar]
"Promovendo saúde e equidade" é essencialmente uma agenda orientada para a ação. Ela só pode ser alcançada mediante mudanças concretas na forma com que as sociedades estão organizadas e regidas, e nas condições sob as quais as pessoas vivem. Pesquisar como tais ações são planejadas e implementadas e como os resultados são produzidos, tornando-se sustentáveis e aplicáveis em escala ampliada, é importante não só para que tais ações sejam reprodutíveis, mas também para identificar e evitar, se possível, efeitos colaterais prejudiciais não intencionais. Afinal de contas, as intervenções realmente podem produzir efeitos mais amplos do que aqueles a que se destinam, e isso é ainda mais provável para intervenções complexas. Com base nas ideias sobre implementação da ciência e pesquisa em intervenções populacionais em saúde, a conferência irá criar oportunidades para apresentação e discussão de métodos de pesquisa e resultados que forneçam evidências sobre como implementá-los na prática.
Informações e inscrições: http://www.iuhpeconference2016.com/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário