25 de jun. de 2015

Professora cria imagem com micróbios da mão de seu filho

Se você não lava as mãos antes de comer, não deixe de ver essa imagem compartilhada na internet por uma especialista em microbiologia.

A professora americana Tasha Surm criou uma prova gráfica da presença de micróbios nas mãos de seu filho de oito anos.

Surm, que trabalha como técnica do laboratório de microbiologia no Colégio Cabrillo, na Califórnia (Estados Unidos), pediu ao filho que fosse ao jardim brincar com o cachorro da família por um tempo.

Quando voltou para casa, Surm pediu que o menino colocasse a mão direita sobre uma placa de Petri (uma espécie de prato usado em laboratórios), pressionando suavemente.

A placa de 15 centímetros de diâmetro estava esterilizada e continha ágar, uma substância extraída de algas e que é usada no cultivo de microrganismos.

Quando o filho deixou a marca de sua mão no local, Sturm tampou a placa e a deixou em um incubadora a 37 graus durante um dia inteiro.

Depois, deixou a placa em temperatura ambiente.

Jardim colorido

Ao final de uma semana, surgiu uma imagem de uma pequena palma humana feita do que pareciam ser flores coloridas, como se pode ver na foto posteriormente compartilhada no microbeworld.org, um site da Sociedade Americana de Microbiologia.

Era a prova gráfica do que pode estar escondido em uma mão suja. "Estou guardando a placa para mostrá-la aos estudantes de microbiologia em uma semana e meia", escreveu Surm na página

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150611_microbios_maos_criancas_rm


Nenhum comentário:

Postar um comentário