11 de set. de 2016

Manifestantes catalães pedem independência da Espanha

Mais de 540 mil pessoas se reuniram em Barcelona. Movimento separatista é dificultado pelo governo central.

Centenas de milhares de pessoas tomaram neste domingo (11) as ruas da Catalunha para apoiar a separação da Espanha, movimento que os líderes locais pretendem realizar no próximo ano apesar dos bloqueios legais pelo governo central.

Catalães se reuniram em cinco cidades em toda a região nordeste, incluindo Barcelona, e agitaram bandeiras amarelas ao mesmo tempo em que cantavam.

De acordo com a polícia, somente em Barcelona participaram cerca de 540.000 pessoas. As manifestações no dia nacional da Catalunha, La Diada, tiveram como pano de fundo a promessa pela assembleia local pró-independência de avançar com os planos de formar um Estado novo em 2017, aumentando a pressão sobre os líderes em Madri para uma resposta em um momento de desordem na política nacional.

Duas eleições gerais inconclusivas deixaram a Espanha sem um novo governo nacional há mais de oito meses, em parte devido a disputas entre os partidos sobre a melhor forma de combater ou atenuar o desafio separatista da Catalunha.

O conservador governo provisório da Espanha opõe-se firmemente a qualquer movimento de separação, posição que tem aumentado o impasse nos últimos meses em relação ao primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy.

Fonte: https://www.google.com.br/amp/g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/manifestantes-catalaes-pedem-independencia-da-espanha.amp?client=safari


Nenhum comentário:

Postar um comentário