6 de abr. de 2016

Podemos comer algo que caiu no chão se tiver sido resgatado em até 5 segundos?

Fonte Deixei cair um pedaço de chocolate no chão outro dia e pensei na quantidade de bactérias que eu havia acrescentado ao meu lanchinho. Mas eu não vi sujeira, então segui em frente e comi o chocolate.

Afinal, o chão da minha cozinha é bem limpo e o chocolate havia ficado ali por menos de cinco segundos.

A "regra dos cinco segundos" estava a meu favor. Todos conhecemos a regra, certo? Se a comida ficou no chão por menos de cinco segundos, não tem problema comê-la.

Mas será que eu fiz bem em comer ou enchi minha boca de pequenos e perigosos micróbios?

Para responder a pergunta, primeiro é preciso esclarecer que não há um bando de bactérias no chão esperando para avançar em qualquer coisa que caia.

Pelo contrário, as bactérias já estão em todo lugar, mesmo que você tenha acabado de varrer o chão.

Assim que qualquer comida encosta no chão, claro que "pega sujeira" e consequentemente entra em contato com os micróbios dessa sujeira, diz Jack Gilbert, ecologista especializado em micróbios na Universidade de Illinois, nos EUA.

Há cerca de 9 mil diferentes espécies de criaturas microscópicas na poeira de nossas casas, incluindo 7 mil tipos diferentes de bactérias, de acordo com um estudo feito por pesquisadores das universidades do Colorado e da Carolina do Norte, no EUA, em 2015. A maioria é inofensiva.

Elas estão em toda parte, todo o tempo: em seu rosto, sua mão, e na sua casa. Frequentemente liberamos bactérias pela pele e pelo ar que respiramos.

“É impossível se esconder de micro-organismos. Vivemos e respiramos em um mar de bactérias”, diz Gilbert.

Segundo um estudo da Universidade de Yale, cada pessoa libera cerca de 38 milhões de células bacterianas no ambiente a cada hora.

E mesmo assim, diz Gilbert, há mais de cem anos nos dizem que micro-organismos são perigosos e que precisamos matá-los.

Gilbert diz que certamente comeria algo que caiu no chão – desde que o ambiente fosse minimamente seguro. "Se eu derrubasse comida num lugar em que foram enterradas vítimas da peste, não pegaria", diz.

Ele vai além e diz que, na maioria das vezes, até mesmo lamber o chão ou o assento do vaso sanitário não vai te deixar doente.

    Mas não seria inteligente fazer isso se alguém na sua casa está doente ou se você está em um país com condições de higiene precárias.

    Certamente existem alguns agentes causadores de doenças no ambiente. Mas se um deles está no chão da sua casa, também podem estar em qualquer outra parte, como na mesa ou na maçaneta. Você pode ficar doente independentemente de ter comido algo que caiu no chão.

    Mas há cuidados necessários. Se você tiver azar suficiente de ter a bactéria salmonella no chão, comer algo que caiu no chão pode fazer você ficar doente, mesmo se a comida tiver ficado no chão por menos de cinco segundos.

    Um estudo publicado no Journal of Applied Microbiology em 2006 descobriu que havia menos risco de exposição a salmonella em cinco segundo do que em um minuto, mas mesmo assim o risco existia.

    Não há uma barreira mágica entre seu corpo e o mundo das bactérias, então mesmo a limpeza mais profunda não será capaz de eliminá-las.

    Na verdade, o contato com micróbios pode ser benéfico.

    "Ao menos que você esteja derrubando comida no consultório médico ou em um banheiro químico, a exposição a micróbios é boa", diz Katherine Amato, da Universidade Nothwestern, nos EUA.

    Isso ocorre porque nós evoluímos com micróbios ao nosso redor. Pesquisadores como Amato acreditam cada vez mais que eles tiveram papel importante na evolução da nossa espécie.

    SPLImage copyrightSPL
    Image captionBactéria Salmonella pode estar em diferentes locais

    Pegamos micróbios do ambiente quando somos muitos novos, inclusive pelo contato com a sujeira. A "comunidade de micróbios" de uma criança começa a se parecer com a de um adulto por volta dos dois anos.

    "Se há micróbios naquela comida isso pode contribuir para o desenvolvimento de um sistema imunológico saudável", diz Amato. "Eu iria em frente e comeria algo que caiu no chão."

    Em outras palavras: a regra dos cinco segundos não faz nenhum sentido. Se realmente houver um micróbio perigoso ali, seguir a regra não vai impedir que você fique doente. E nas outras situações, não tem problema comer comida do chão.

    • Atenção: o conteúdo exposto aqui é de informação geral e não deve ser tratado como substituto para conselhos médicos.
    • Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site BBC Earth
    • Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160406_vert_earth_comida_chao_lab

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário