17 de nov. de 2015

ANVISA Divulgados dados anuais dos serviços de hemoterapia e produção hemoterápica

12 de novembro de 2015

Relatório Anual da Avaliação Sanitária dos Serviços de Hemoterapiacompreende um balanço preliminar dos dados de inspeção sanitária dos Serviços de hemoterapia (SHs) no ano de 2014 e representam o cenário da situação sanitária dos mesmos no momento da inspeção.

Os dados integrais referentes às avaliações de risco de 2014 dos SHs brasileiros serão apresentados no Hemo 2015 por meio do lançamento do 7º Boletim Anual de Avaliação Sanitária em Serviços de Hemoterapia. A análise realizada está de acordo com o compromisso estabelecido na Carta de Serviços da Anvisa com os diversos públicos que se relacionam com a instituição.

Conforme o perfil de risco sanitário nacional apresentado, foi constatado que 92,23% dos SHs se encontram em situação considerada satisfatória, ou seja, entre baixo e médio risco potencial. A comparação entre os perfis de distribuição do risco sanitário potencial dos anos de 2012, 2013 e 2014 confirma a redução do risco revelada ao longo dos anos pela diminuição dos percentuais de estabelecimentos categorizados nas categorias de médio, médio alto e alto risco potencial.

Por sua vez, o 
Relatório de dados de Produção Hemoterápica Brasileira – Hemoprod 2013 contém as informações a respeito do perfil do doador de sangue brasileiro, sobre a produção, transfusão e descarte de hemocomponentes referentes ao ano de 2013. De acordo com o referido documento, foram produzidos 7.273.279 componentes sanguíneos naquele ano, sendo 85% processados na Hemorrede pública.

Cabe a ressalva de que os documentos ora apresentados constituem uma versão preliminar e os mesmos ainda serão submetido à revisão ortográfica e de padronização, bem como à etapa de diagramação pela Assessoria de Comunicação, Eventos e Cerimonial da Anvisa.

Os dados apresentados nestes documentos aprimoram o fluxo de informação entre os diferentes entes do SNVS que atuam na área de hemoterapia e fortalecem o papel da Anvisa na coordenação deste sistema. Além disso, essas informações podem apoiar a formulação de estratégias e políticas públicas relacionadas à área de sangue, bem como fornecer subsídios à construção de indicadores para o monitoramento da segurança e qualidade do serviço de hemoterapia e dos produtos por ele ofertados.
fonte: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/anvisa+portal/anvisa/sala+de+imprensa/menu+-+noticias+anos/2015/divulgados+dados+anuais+dos+servicos+de+hemoterapia+e+producao+hemoterapica

Nenhum comentário:

Postar um comentário