7 de out. de 2015

Curso de Primeiros Socorros: Teórico e Prático em Barra Mansa

Objetivo:
  • Levar ao aluno noções básicas de primeiros socorros;
  • Capacitá-los a realizar procedimentos básicos do primeiro atendimento;
  • Informar sobre as medidas a serem tomadas, bem como o que não deve ser realizado, evitando-se assim o agravo da vítima;
  • Atuar com eficiência nas situações de urgência/emergência definidas no conteúdo programático;
  • Formar agentes multiplicadores.

Metodologia:
As aulas serão organizadas em sessões teórico-práticas, com recurso ao método expositivo; dinamização de debates; seminários e realização de atividades práticas individuais ou de grupos, através de uma situação problema.

Conteúdo Programático:
  • UNIDADE I: Primeiros Socorros: Caracterização, funções, aspectos fundamentais, Acidentes: Características e tipologia, Emergências: Gravidade da lesão e condição da vítima, Cuidados gerais preliminares, Parada Respiratória, Método de respiração e Massagem Cardíaca.
  • UNIDADE II: Ferimentos: Superficiais e profundos; na cabeça, Fraturas e Luxações, Lesões na coluna vertebral, Transportes de acidentados e Queimaduras.
  • UNIDADE III: Hemorragias, Estado de choque, Envenenamentos, Corpos estranhos, Picadas de insetos e cobras.

Ministrante: Prof. Rodrigo Machado de Oliveira Ramos
Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário de Barra Mansa/UBM (2008). Especialista pós-graduado em Enfermagem em Emergência pelo Centro Universitário de Volta Redonda/UniFoa (2010). Aperfeiçoamento em Atendimento Pré Hospitalar Fixo pelo Instituto de Educação e Ciências em Saúde do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com o Ministério da Saúde e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde/PROADI-SUS (2014), em Pronto Socorrismo e Resgate pela Cruz Vermelha Brasileira Filial Barra Mansa (2009), e em Emergência Clínica pelo Centro de Estudos Dr. Aldrovando de Oliveira da Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa (2008). Atuou em Assistência ao Paciente em Pronto Socorro na Unidade de Pronto Atendimento 24h - Barra Mansa/RJ (2009 – 2015), em elaboração de aulas para curso Técnico em Enfermagem e aplicação metodológica de Enfermagem aos alunos na Escola Profissionalizante Bom Pastor - Barra Mansa/RJ (2011) e como Enfermeiro na Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa (2010). Atualmente atua em Resgate/Socorro e Assistência ao Usuário na CCR-Nova Dutra e na Coordenação de Enfermagem, Assistência ao Paciente e Elaboração de Programas de Saúde na Unidade Mista de Saúde - Bananal/SP.
Dia da aula: 24 de outubro de 2015 (sábado)
Horário: das 8h às 17h
Local da aula: UBM Centro Universitário de Barra Mansa - Campus Barra Mansa - Rua Vereador Pinho de Carvalho, nº267, Centro, Barra Mansa/RJ.

Requisito para inscrição: ser Farmacêutico regularmente inscrito no CRF-RJ.
CRF-RJ
Atenção!
Vagas Limitadas- As inscrições solicitadas serão confirmadas respeitando a ordem de recebimento das solicitações e o número de vagas disponíveis. As inscrições via e-mail encerrarão conforme disponibilidade de vagas.
Ausências não justificadas- Perde-se o direito de participar de outros cursos gratuitos oferecidos pelo CRF-RJ no ano de 2015.
Certificado -Será emitido digitalmente e enviado via e-mail para os Farmacêuticos que participarem integralmente do curso. O certificado será enviado em até 10 dias após o curso.
Inscrições:http://crf-rj.org.br/qualipharma/1443-curso-de-primeiros-socorros-teorico-e-pratico-em-barra-mansa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário