30 de ago. de 2015

Poliomielite: Rio precisa vacinar quase 42% do público-alvo até segunda

O estado do Rio ainda precisa vacinar 41,89% do público alvo (crianças entre seis meses e cinco anos incompletos) da campanha nacional contra a poliomielite. Até a quarta-feira passada (26), foram imunizadas 493.326 crianças (53,11%). Porciúncula, Três Rios, Miguel Pereira, Comendador Levy Gasparian e São José de Ubá já alcançaram a meta de vacinação estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95%. A campanha teve início no dia 15 de agosto, dia D de combate à doença.


No município do Rio a cobertura de vacinação foi de 61,8%. Já São Francisco de Itabapoana e Valença registraram, até o momento, a menor cobertura, com 19,45% e 18,61%, respectivamente. A campanha “Você é o protetor do seu filho” segue até segunda-feira (31) e tem como meta do Ministério da Saúde imunizar 12,7 milhões de crianças que fazem parte do público-alvo. No estado do Rio de Janeiro, a meta é vacinar 928.833 crianças. Em 2014, o estado atingiu 98,99% de cobertura vacinal, superando o estabelecido pelo Ministério.

"A vacina é forma de prevenção mais eficaz da doença. É extremamente importante que os pais levem seus filhos aos postos de saúde. Tivemos números bem positivos na primeira semana de campanha, mas o ritmo não continuou. Mantermos as coberturas vacinais elevadas é fundamental para que não voltemos a ter casos da doença no país", avalia o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

A mobilização também é uma oportunidade para que os pais coloquem em dia a caderneta de vacinação dos filhos. Os profissionais de saúde vão avaliar o documento, chamando a atenção dos responsáveis para vacinas que estão vencendo ou em atraso. As vacinas oferecidas protegem contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Foram distribuídas pelo Ministério 16 milhões de doses da vacina para todo o país. O estado do Rio recebeu cerca de 1 milhão de doses, que estão disponíveis nos mais de 2 mil postos de vacinação espalhados pelos 92 municípios fluminenses.

Contraindicações

Recomendada pela OMS, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada. Crianças com problemas imunológicos e submetidas a transplante de medula óssea devem ser orientadas para a vacinação nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie). Crianças que estão iniciando o esquema vacinal devem ser imunizadas com vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de idade.

Livre da doença há 26 anos, o Brasil recebeu em 1994, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015 (Nigéria, Paquistão, Afeganistão, Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia).

Fonte: http://www.jb.com.br/rio/noticias/2015/08/29/poliomielite-rio-precisa-vacinar-quase-42-do-publico-alvo-ate-segunda/

Nenhum comentário:

Postar um comentário