22 de jul. de 2015

Google permite que usuários vejam locais em que estiveram no passado

Ferramenta 'Your timeline' usa dados de monitoramento do Google Maps do sistema Android

Rio - Até onde vai a nossa privacidade na era da Internet? Essa questão pode ser discutida novamente com o novo recurso do Google, anunciado na última terça-feira, no qual os usuários do Maps poderão visualizar os lugares em que estiveram e para onde foram em qualquer dia, mês ou ano do passado. A nova funcionalidade nomeada de "Your timeline" está sendo disponibilizada aos poucos. 

Google disponibiliza recurso em que usuários podem visualizar seus deslocamentos passados
Foto:   Reprodução Internet

O recurso faz uso dos dados adquiridos pela companhia a partir do monitoramento de seus usuários de smartphones Android, quando consentido por eles. A ferramenta permite que o usuário consiga selecionar um dia específico e então visualizar em um mapa o seu deslocamento naquela data, com informações detalhadas como quanto tempo ficou em um lugar específico e até por qual meio se movimentou de um ponto a outro.

Segundo o Google, esse histórico pode ser visto apenas pelo próprio usuário, e pode ser deletado a qualquer hora. Os locais que aparecem registrados também podem ser editados ao adicionarmos nomes personalizados como "minha casa", por exemplo.

A companhia alega que este tipo de monitoramento é realizado para que ela possa oferecer recursos mais personalizados a partir de seus serviços, como o assistente Google Now.

Nenhum comentário:

Postar um comentário